Arborização Urbana

Gostaria de saber mais sobre arborização?

Inicío
O que é

Arborização Urbana

Arborização Urbana pode ser definida como o conjunto da vegetação arbórea natural ou cultivada que uma cidade possui, representada em áreas particulares, praças, parques, vias públicas e em outros verdes complementares, sendo elemento fundamental no planejamento urbano, na medida em que define e estrutura o espaço. Em outras palavras, a árvore no quintal, na calçada, no cemitério, no condomínio... todas fazem parte da arborização de uma cidade!

Segundo a História, Paris no ano de 1660 foi a primeira cidade a arborizar uma rua inteira, com o objetivo de ornamentá-la e proteger os movimentos militares. Mas há relatos mais antigos, como os Jardins Suspensos da Babilônia de 600 a.C. na Bíblia, ou também as grandes áreas de estudo e debates filosóficos, na Grécia antiga.

O desenvolvimento da arborização nas cidades está intimamente ligado ao Êxodo Rural, pois a medida em que o homem foi trocando o campo pelo meio urbano em busca de conforto, as cidades foram crescendo de forma muito rápida e desordenada, sem um planejamento adequado de ocupação, provocando vários problemas que interferem diretamente na qualidade de vida do homem que vive na cidade. O relatório da ONU de 2014 apontava que mais de 54% da população mundial vivia nas zonas urbanas. No Brasil, este número sobe para mais de 80% de população urbana.

Desde que as questões ambientais começaram a fazer parte da conscientização social, a vegetação, como um todo, tem sido de grande importância na melhoria da qualidade de vida nos centros urbanos. Pode-se dizer, então, que a arborização urbana reflete um alto grau cultural da sociedade quando esta entende que a vegetação, assim como o solo, o ar, e a água, são necessidades primordiais do cenário urbano.

Planejar a arborização é imprescindível para o desenvolvimento urbano com o mínimo de prejuízos causados ao meio ambiente, considerando que a arborização é fator determinante da saúde ambiental e por ter influência direta sobre o bem estar do homem, em virtude dos inúmeros benefícios que proporciona a todos.

Conheça os benefícios da Arborização

Muitas vezes por falta de conhecimento, pensamos que as árvores só servem para nos dar sombra ou frutos. Felizmente, os benefícios vão muito além!

Confira abaixo as principais vantagens de ter uma árvore plantada em seu quintal ou calçada:

  • Reduzir a poluição do ar provocada principalmente pela queima de combustíveis dos veículos automotores;
  • Ornamentar as vias públicas, especialmente em época de floração;
  • Proporcionar conforto térmico e bem-estar psicológico às pessoas;
  • Retenção de poeira pelas folhas e troncos das árvores;
  • Amenizar a poluição sonora;
  • Reduzir o impacto da água de chuva e seu escorrimento superficial;
  • Proporcionar aumento na umidade relativa do ar;
  • Reduzir os impactos do aquecimento global;
  • Fornecer matéria orgânica para os solos;
  • Valorizar os imóveis ao seu redor;
  • Servir de abrigo à avifauna local;
  • Proteger o lençol freático;
  • Amenizar a força do vento;
  • Proporcionar sombra para os pedestres e veículos;
  • Reduzir a incidência de luz solar.

Como se vê, as árvores proporcionam benefícios ecológicos, estéticos, sociais e psicológicos, contribuem para o lazer, conforto e bem-estar da população por já fazerem parte de nossa vida diária.

Além disso, as áreas verdes nas proximidades de edifícios e residências, estabilizam sua temperatura interna, possibilitando o menor uso de condicionadores de ar e, consequentemente, reduzindo o consumo de energia elétrica.

Galeria

Nesta seção, você encontra fotos de algumas espécies de árvores utilizadas na Arborização Urbana em todo o Brasil.
Inspire-se.

Árvore Alfeneiro

Alfeneiro

Árvore Aroeira

Aroeira

Árvore Cambuci

Cambuci

Árvore Cássia do Nordeste

Cássia do Nordeste

 Árvore Extremosa

Extremosa

Flamboyant Vermelho

Flamboyant Vermelho

Árvore Oiti

Oiti

 ÁrvorePau-fava

Pau-fava

Árvore Quaresmeira

Quaresmeira